Benefícios de plantar árvores e plantas

Muito além do caráter decorativo e estético que uma árvore pode prover em nossas residências, árvores e plantas são as principais razões pelas quais estamos vivos neste planeta.

São através delas que vem nosso oxigênio, sem a qual a nossa sobrevivência neste planeta, seria praticamente inviável.

De acordo com o site Blog das Plantas, alguns dos benefícios que oferecem incluem a absorção de gases nocivos que poluem o meio ambiente, fornecem alimentos e abrigo para aves e animais, claro, proporciona sombra durante os dias quentes de verão.

Combate eficiente às alterações climáticas

O excesso de dióxido de carbono (CO2) está se acumulando em nossa atmosfera, contribuindo para as alterações climáticas que todos nós estamos vivenciando.


As árvores absorvem este dióxido de carbono, removendo e armazenando o carbono enquanto liberam o oxigênio de volta para o ar.

Limpam o ar

As árvores absorvem odores e gases poluentes (óxidos de azoto, amoníaco, dióxido de enxofre e ozono) e filtram partículas do ar, prendendo-as nas suas folhas e casca.

Fornecem oxigênio

As árvores também fornecem oxigênio de qualidade para todos nós. Estima-se que 400 metros quadrados de árvores adultas podem fornecer oxigênio suficiente para 18 pessoas.

Diminui o calor das cidades

As temperaturas médias das cidades tem aumentado, à medida que a cobertura das árvores diminui e aumento do número de estradas e edifícios, é incontestável que o calor aumentou.


As árvores arrefecem a cidade até 12 graus célcius, sombreando as nossas casas e ruas, separando as “ilhas de calor” urbanas e libertando vapor de água no ar através das suas folhas.

Diminui o gasto de energia elétrica

Três árvores colocadas estrategicamente em torno de uma casa de família pode cortar as necessidades de ar condicionado de verão em até 20%.

Ao reduzir a demanda de energia para resfriar nossas casas, reduzimos o dióxido de carbono e outras emissões de poluição.

Poupam água

A sombra das árvores retarda a evaporação da água.

A maioria das árvores recém-plantadas precisa apenas de 15 galões de água por semana. À medida que as árvores transpiram, elas aumentam a umidade atmosférica.

Previne a poluição da água

As árvores reduzem o escoamento, quebrando a precipitação, permitindo assim que a água escorre pelo tronco e para a terra abaixo da árvore.

Isto impede a água transporte poluentes para o oceano. As árvores agem como uma esponja que filtra esta água naturalmente e a utiliza para recarregar o abastecimento de água subterrânea.

Pode ajudar a reduzir a violência

Bairros e casas têm mostrado maior incidência de violência dentro e fora de casa do que bairros mais arborizados. Árvores e paisagismo ajudam a reduzir o nível de estresse e medo.

Geram economia

As frutas colhidas dos pomares comunitários podem ser vendidas, proporcionando assim um bom retorno financeiro.

As pequenas oportunidades de negócio na gestão de resíduos verdes e paisagismo surgem quando as cidades valorizam a lavoura e suas qualidades de economia de água.

A formação profissional dos jovens interessados em empregos associados ao meio ambiente, é também uma excelente forma de desenvolver oportunidades econômicas a partir das árvores.

Unem as pessoas

As plantações de árvores proporcionam uma oportunidade para o envolvimento e capacitação da comunidade que melhora a qualidade de vida em nossos bairros.

Todas as culturas, idades e gêneros têm um papel importante a desempenhar em um plantio de árvores ou evento de cuidado de árvores.

Aumenta o valor do seu imóvel

A beleza de uma propriedade bem plantada de uma rua e vizinhança pode aumentar os valores da propriedade em até 15 por cento.

Conclusão

Esperamos que este artigo te ajude e te motive a plantar mais árvores em sua rua. Você pode começar comprando sementes e plantando em pequenos vasos em sua própria casa.

Você descobrirá que é incrivelmente barato fazer mudas se cultivá-las a partir de sementes. Você mesmo pode cultivar e plantar em seu bairro.

Uma pequena ação é capaz de gerar um impacto extremamente positivo para você e para o meio ambiente.

Aproveite e junte também seus amigos para fazer o plantio em sua rua e em seu bairro. Desta forma, você pode ajudar o meio ambiente e melhorando seu bairro para as próximas gerações. 

Leave a Comment