Como cuidar do seu jardim

O jardim é um ambiente que é considerado o refúgio de muitas pessoas. Essas pessoas gostam de cuidar desse espaço e trabalhar nele, de forma a deixá-lo com aspecto cada vez mais agradável. Entretanto, algumas pessoas que querem ter um jardim não fazem ideia de como começar, e é por isso que neste artigo você ficará por dentro de dicas para cuidar de jardim.

Dicas para cuidar do seu jardim

É importante saber que você terá de investir mais do que seu tempo. Precisa também investir cuidado e carinho, se atentando nos cuidados específicos que cada espécie necessita, e um punhado de dedicação. Abaixo, você encontra algumas dicas para cuidar do seu jardim e manter as plantas lindas o ano todo.

  • O primeiro passo pode ser o mais trabalhoso: limpar a área do jardim. Será mais trabalhoso no começo, certamente, mas se você quer ter um jardim bonito e bem-cuidado precisa limpá-lo com frequência, eliminando folhas, pedras ou outras coisas que deixam o local parecendo sujo. É recomendado que a limpeza seja feita pelo menos uma vez na semana, para que seja evitado o surgimento de insetos e problemas vindos deles. Mas e como fazer a limpeza sem muito trabalho? Compre sopradores e rastelos, mas lembre-se que isso não é tão necessário se o jardim for pequeno.
  • As ervas daninhas são um problema que impede o crescimento normal das plantas e o seu desenvolvimento saudável. Usando um arrancador de ervas daninhas o processo de retirada desses empecilhos se torna mais fácil.
  • No dia programado para a limpeza semanal, tire as folhas secas dos arbustos, das flores e das árvores. Muita gente pensa que não faz mal algum deixar, mas a verdade é que dessa forma o caule é prejudicado e as raízes danificadas, portanto, o melhor é remover o que não serve.
  • Essa dica é sobre arejar o solo, ou seja, fazer o ar circular no solo. Quando o oxigênio atinge as raízes com profundidade, você pode perceber que as plantas ficam com uma aparência mais viva. Para arejar, você pode usar um arejador de solo ou simplesmente um garfo para afofar a terra. As plantas vão respirar como precisam.
  • As cercas-vivas são o que o próprio nome já diz: cercas, por causa do formato comprido, e vivas, por causa que são feitas por plantas e arbustos vivos. Você pode podá-las de acordo com o formato que você quer, usando aparadores de cerca-viva ou tesouras de jardinagem.
  • Árvores, principalmente as frutíferas, necessitam ser podadas regularmente, para que os frutos nasçam e cresçam do jeito certo. Para isso, devem ser cortadas as partes mortas e que prejudicam o crescimento da árvore.
  • A última dica é sobre algo que todo mundo já imaginou que teria que fazer: aparar o gramado com regularidade. Se ele está muito alto, certamente vai interferir no crescimento de outras plantas, e você não deve querer isso.

Obrigado por acompanhar o artigo e até mais!

 

Leave a Comment