Como Fazer Móveis Planejados – Curso Online

Você já entrou em um ambiente com todos os móveis lindos, todos bem encaixadinhos em seus devidos lugares? O segredo para ter móveis lindos é usar a arte de como fazer móveis planejados.

Os móveis planejados são bem diferentes dos móveis comprados em lojas que na maioria das vezes tem qualidade inferior e não se encaixam na casa.

Mas como fazer móveis planejados e ter uma casa linda?Continue acompanhando o texto até o final e saiba os segredos.

Aprenda como fazer móveis planejados

O modelo de trabalho faça você mesmo, que também é conhecido como Diy, está cada vez mais praticado por muitas pessoas. Qualquer pessoa pode aprender como fazer móveis planejados e ter um ambiente bem organizado.

Para fazer os móveis planejados você vai precisar de matérias e ferramentas que são fáceis de serem encontradas. Com poucas ferramentas já é possível planejar e montar móveis em sua própria casa.

Todo mundo gosta de uma cassa bem limpinha e arrumada, vale a pena ter móveis que combinam com a sua residência.

Materiais necessários

Quando falamos em como fazer móveis planejados pensamos logo em equipamentos caros, como por exemplo, as mesas com serra circular. No entanto, poucos sabem que não é preciso ter todos os equipamentos.

Na maioria das lojas que vendem MDF, já entregam as peças cortadas, mas para isso, você precisa ter as medidas corretas. Além disso você vai precisar de ferramentas pequenas que podem ser guardadas em qualquer lugar.

Veja uma lista simples de ferramentas para aprender como fazer móveis planejados:

  • Furadeira e parafusadeira
  • Martelo
  • Alicate
  • Chave Philips
  • Chave de fenda
  • Extensão elétrica
  • Escada portátil
  • Tico Tico (Serra manual)
  • Trena
  • Nível de mão
  • Estilete

São ferramentas simples que você precisa, na verdade, quase todas as casas já possuem ferramentas como essas, não é mesmo? Não existe dificuldades que não possam ser vencidas na fabricação de móveis planejados.

Faça o planejamento

Antes de aprender como fazer móveis planejados, você precisa aprender a planejar os móveis. Parece óbvio, mas algumas pessoas pulam a parte da criação do projeto e acabam tendo problemas na hora da montagem dos móveis.

A primeira coisa que o seu projeto deve ter é o esboço completo das peças que serão cortadas. Não pode faltar nenhuma medida no seu projeto. Tendo as medidas, as peças serão cortadas corretamente e o móvel sairá perfeito.

Depois de ter anotado tudo, por exemplo, a quantidade de materiais e quais as ferramentas você vai usar, você só precisa montar o móvel. Caso seja um móvel de parede, talvez você precise ajustar pessoas na hora da montagem, mas se as medidas forem tiradas antes esse trabalho extra pode ser evitado.

Materiais necessários para fazer móveis planejados

Existem diferentes tipos de materiais que facilitam o modo de como fazer móveis planejados. Na maioria dos móveis, usamos o MDF e acessórios necessários para acabamento. Os materiais são todos fáceis de serem encontrados nas lojas especializadas.

Como eu já dei uma lista de ferramentas, vou listar aqui os principais materiais para você.Veja a seguir:

  • MDF
  • Fita de borda
  • Tapa furos
  • Parafusos
  • Cola Formica
  • Um compensado

Com esse material e com as ferramentas que separei aqui, você já pode fazer o seu primeiro móvel planejado. Por exemplo, você pode começar fazendo um criado mudo para deixar a sala ou quarto mais organizada e bonita.

Você vai utilizar o compensado para fazer o fundo do criado mudo, com 5 peças de MDF, você pode fazer as laterais e uma divisória no meio do móvel.

Utilize a furadeira para furar o local dos parafusos e então, parafuse com uma parafusadeira ou até mesmo uma chave. Depois é só tapar os buracos com o tapa furos e seu criado mudo estará pronto e lindo.

Caso o seu móvel seja um armário com portas você vai precisar de outros materiais como, trilhos e maçanetas, se tiver gavetas, não esqueça dos puxadores.

Comece a fabricar seus móveis

Com as informações que você tem aqui neste artigo já dá para começar a aprender como fazer móveis planejados, sozinho. No entanto, sabemos que quando temos a experiência de outras pessoas para nos ajudar, conseguimos ter melhores resultados em qualquer atividade.

Você aprenderá muitos segredos e evitará mais erros com a ajuda de um curso que já foi testado e garantido por outros alunos. Conheça aqui o curso de moveis planejados e aprenda a planejar e montar móveis de alta qualidade.

Gostou do artigo? Dê a sua opinião através de um simples comentário, não vai custar nada!