Como fazer pequenas hortas caseiras

Imagine colher verduras fresquinhas e temperos a um ou dois passos de você? Já seria motivo suficiente para aprender a Como Fazer Uma Horta Em Casa, não?

Se você está pensando que hortas são feitas somente em casas com quintal, está enganado.  Na verdade, qualquer cantinho que tenha terra na sua casa ou apartamento, e receba a luz solar diariamente, já é o suficiente para criar uma mini horta.

Estes pequenos lugares incluem canteiros nas laterais das casas, sacadas de apartamento e janelas com rodapé, entre outros.Incrivelmente, lugares para se fazer uma horta criativa jamais faltarão. Até mesmo em vasos, embalagens recicladas, caixas de madeira e floreiras é possível fazer plantações detemperos e hortaliças diversas.

Hortas caseiras deixam o ambiente com o aspecto da pura natureza. Plantas, hortaliças e leguminosas dão mais vida a casa, ainda mais se plantadas com um intuito decorativo, além do principal objetivo, o de desfrutar desses alimentos. Viver de forma mais saudável com a família, livre de agrotóxicos, e em contato com a natureza não tem preço.

Quais Temperos Plantar Na Horta Caseira?

Conheça os temperos mais comuns plantados nas hortas caseiras. E saiba como fazer uma horta em casa, só de temperos como;a hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, agrião,pimenta,

Quais Legumes Plantar?

Aprenda como fazer uma horta em casa com os legumes de sua escolha, aqui estão alguns exemplos; couve, brócolis, espinafre, tomate, repolho, tomatinho cereja, cenoura, beterraba rabanete, abóbora, abobrinha, pepino, batata, batata doce.

Quais Verduras Plantar?

Mais do que saudável. Tere saber como fazer uma horta em casa inteirinha de verduras é um privilégio. Entre as verduras, você pode plantar: alface, couve, acelga, almeirão, chicória, rúcula, entre outras.

Cultivandoa Horta Caseira, Passo a Passo:

Passo 1 – Iluminação

A iluminação é fundamental no primeiro passo em como fazer uma horta em casa. Se a horta for fixa, estude bem o local antes de fazê-la, verifique se há sol em algum período do dia, tempo de pelo menos 5 horas de sol.

Passo 2 – Solo Fértil

E como toda boa plantação, o solo é um dos fatores fundamentais para o crescimento saudável da planta. Entenda como fazer uma horta em casa com solo fértil. O solo precisa ser rico em matéria orgânica, ou seja, de nutrientes que alimentam as plantas durante o crescimento. Existem terras já preparadas que podem ser compradas. Mas se você gosta de pôr a mão na massa e deseja preparar sua própria terra, leia as dicas:

– Esse tipo de terra é formado por 4 quatro ingredientes. São 50 litros de terra, 100 gramas de cal hidratada, 17 litros de esterco de galinha ou 34 litros de esterco de gado, adubo orgânico e adubo químico (200g de NPK 4 14-8 ou 100 gramas de NPK 4 30-16).

– Outra indicação é um composto que inclui um terço de cada um dos elementos: Terra preta, mineral vermicula a e matéria orgânica.

Passo 3– Irrigação

É recomendável não deixar excesso de água no solo, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes. Se o plantio é em vaso, opte pelo modelo com furos na base, até mesmo por conta da prevenção do mosquito da dengue. É simples os passos de como fazer uma horta em casa com a irrigação certa, a quantidade de água deve ser sempre moderada, pois em excesso acaba levando também os nutrientes embora.

A freqüência das irrigações dependemuito da espécie da planta. Em vasos, por exemplo, a água tende a secar mais rápido do que em canteiros.Cada planta vai necessitar de um cuidado especial. Por isso é importante a observação e paciência, isso as mantêm vivas e com todos os nutrientes. Folhas amareladas também podem ser sinal de falta de água.

Como Combater As Insistentes Pragas

Nem mesmo as plantas pequenas da horta caseira estão livres das pragas. Alguns cuidados podem ser tomados, evitando antes de tudo, usarvenenos industrializados agrotóxicos. Esse tipo de produto prejudica tanto a saúde das plantas quanto de quem ingere o alimento. O objetivo de ter uma horta em casa, afinal, é ser o mais natural possível. Mas como fazer uma horta em casa livre de pragas?

Você pode primeiro tentar a catação manual de folhas infectadas, isso se não for muitas. E existem algumas receitas de inseticidas naturais, veja:

Inseticida de alho– Você vai precisar de uma cabeça de alho e cravo da índia. Bata os ingredientes no liquidificador com dois copos de água, até virar um caldo.Após, descanse essa mistura por um dia, e depois misture à3 litros de água e mexa bem. Pronto! Borrife nas plantações.

Inseticida de coentro – Você vai precisar de 200g de folhas de coentro e 1 litro de água. Simples de fazer, bata os ingredientes no liquidificador. Depois é só borrifar o líquido nas folhas.