Decoração com plantas para dentro de casa

Quem mora em cidade grande sabe que é praticamente impossível contar com espaço para jardim, não é mesmo? Sendo assim, quem gosta de plantas precisa lidar com outras alternativas para garantir um espaço verde em casa. E para a nossa sorte, a decoração atualmente cria diversas possibilidades para ter o nosso espacinho:

Como decorar com plantas

Existem pelo menos três possibilidades criativas para fazer mais do que colocar alguns vasinhos de plantas nos cômodos. Veja só:

Jardim de inverno:

Trata-se de um espaço envidraçado no interior do imóvel e dedicado ao cultivo de plantas que pode ser feito em casas, apartamentos e escritórios. Esse modelo de jardim pode ficar em diversos lugares – como corredores, sacadas, varandas, debaixo de escadas, ou mesmo áreas externas cobertas – e apresenta diversas possibilidades de decoração. É uma ótima ideia para relaxar após um dia de trabalho ou para quem simplesmente deseja um pouco de paz.

Para montar esse tipo de jardim é preciso pensar nas fontes de iluminação externa e também na forma de escoamento de água. Esses dois fatores determinarão quais são as melhores plantas para a composição. Geralmente as plantas de meia sombra são as mais adequadas, como é o caso de: antúrio, begônia, columeia, dracena, jiboia, lança de São Jorge, lírio da paz, maranta, minicactos, pacová, palmeira chamaedória, pata de elefante, pau d’água, pleomene, ráfia, rosa de pedra, samambaia, singônio, violetas e zamioculca.

Terrário:

Os terrários são recipientes fechados ou abertos que contém um ecossistema em miniatura em seu interior. Deixam o espaço mais bonito e são ótimos para quem dispõe de pouco espaço e não tem condições de lidar com jardim de inverno ou jardins verticais. Para quem gosta de decoração, melhor ainda: são várias as possibilidades para ter um terrário super criativo.

Vale lembrar que esse formato também precisa de cuidados como água – em períodos muito específicos – limpeza e iluminação adequada, a depender do tipo de terrário escolhido e das plantas escolhidas para a composição.

Jardim vertical

Jardins verticais são aqueles fixados em muros ou paredes ou suspensos através de suportes e vasos. São ótimos para varandas, corredores e salas de estar, tendo um efeito incrível para a decoração.

Você pode cultivar diversas espécies de plantas, mas é preciso garantir que as raízes terão espaço suficiente para se desenvolver no suporte utilizado para sua fixação e que o peso seja suportado contando também o uso da terra úmida. Já a escolha vai depender das possibilidades de iluminação externa oferecidas pelo ambiente, sendo que para decoração de interiores o ideal é a utilização das plantas que não necessitam de tanta luz externa. Nesse caso, boas opções são: antúrio, bromélia, calathea, chuva de ouro, chifre de veado, dedo de moça, dinheiro em penca, dracena marginata, flor batom, flor de maio, renda portuguesa, ripsális, samambaia, suculentas ou mesmo temperinhos.

Dicas e cuidados para decorar com plantas

Veja agora algumas dicas para decorar sua casa utilizando plantas e criando espaços criativos:

Escolha vasos com carinho: Escolha vasos bonitos e que complementam a decoração do ambiente. A menos que a planta em si seja muito vistosa, recipientes bonitos também dão um toque todo especial. Formas geométricas, pendentes, vasos com cores e formatos inusitados… não faltam opções!

Pense bem nas espécies: Antes da decoração é preciso pensar em praticidade. Você tem tempo e disposição para cuidar dessas plantas? Use a resposta para escolher as melhores plantas e também a quantidade delas. Afinal plantas precisam receber cuidados adequados para manter a saúde e beleza.

Escolha os lugares com cuidado: A presença de plantas tende a deixar o ambiente mais suave e acrescentar cor, portanto ambientes de decoração mais séria e rústica podem se beneficiar do seu visual, assim como locais de cores mais neutras.

Viu só quantas possibilidades? Aproveite!

Leave a Comment