Duvidas mais comuns sobre Parklets

Parklet ainda é um assunto novo no Brasil, embora venha crescendo rapidamente o número de pessoas que conhecem seu conceito e benefícios.

O primeiro Parklet surgiu em São Francisco, no EUA, mas esse mobiliáriourbano se espalhou pelo mundo, estando presente no Japão, Alemanha e muitos outros países. No Brasil eles já estão presentes, em Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e outros estados.

Clique aqui e conheça mais sobre Parkets!

Então vamos responder aqui algumas dúvidas a respeito do Parklet, seu uso e benefício.

O Parklet é público ou apenas para clientes do estabelecimento ou edifício que instalam o mesmo¿

O Parklet é públicopara qualquer que pessoa tenha relação ou não com o local que investiu nele. É mais um espaço para agregar valor à cidade, ao local onde se encontra e acaba por consequência agregando muito valor ao local que investiu nele.

Quais os principais benefícios em ter um Parklet¿

O Parklet gera uma maior visibilidade ao local, faz as vendas crescerem significativamente, doa um espaço de descanso e lazer para as pessoas que por ali transitam, pode servir como fila de espera para restaurantes, cafés, bares, e afins, ou como área para fumantes, também em edifícios comerciais. É um investimento no próprio bairro onde se encontra, um cantinho sustentável e ligado a natureza.

Quem investe em um Parklet, a prefeitura ou o estabelecimento¿

O custo total do investimento de um Parkleté do estabelecimento, edifício ou empresa que solicita a implementação.Uma das formas de ajudar a viabilizar financeiramente o parklet é a parceria com patrocinadores, ou empresas vizinhas investindo no parklet.

Quanto custa um Parklet em média¿

O valor para instalação de um Parklet depende muito dos elementos que irão conter no mesmo, afinal, um Parklet pode ter diversos elementos como bancos, mesas, equipamentos tecnológicos, estruturas diferentes, materiais sustentáveis, naturais e tudo isso faz com que o seu valor mude muito de um para o outro. Porém a média no custo total de um Parklet, desde o seu projeto até instalação é de R$ 25.000 a R$60.000.

O local que investiu em um Parklet pode optar que ele seja exclusivo¿

Não. Essa questão é bem polêmica pois a linha é muito tênue. O  cliente do estabelecimento pode consumir dentro doparklet como qualquer outra pessoa que queira por exemplo fazer um piquenique no parklet, mas o mesmo não pode ser servido pelos garçons do estabelecimento dentro do parklet. OParklet é um Mobiliário Urbano, por isso não é permitido nem mesmo que haja propagandas no mesmo, a não ser na placa de cooperação liberada e padronizada pela Prefeitura.

 

 

A prefeitura precisa aprovar o Parklet¿

Sim. Por ser um espaço Urbano e instalado em uma rua, o Parklet precisa estar dentro das normas vigentes da legislação local. Tendo os tamanhos certos e sendo instalado apenas aonde seria realmente uma ou duas vagas de carros, até porque o Parklet não deve impactar negativamente no fluxo do transito do local .

Por quanto tempo posso ter o Parklet instalado¿

O tempo de validade de um Parklet é de 3 anos, podendo ser renovado quantas vezes for viável ao estabelecimento e perante as normas da prefeitura regional. No entanto a reaprovação da prefeitura esta ligada a boa manutenção do Parklet, ao seu desempenho no local, as boas práticas e aos cuidados que os estabelecimentos devem ter em relação a ele, afinal, é um espaço que precisa de cuidados, mas tendo todos esses requisitos positivos, o Parklet pode ficar por ali um bom tempo!

Essas foram as duvidas que são mais frequentes em relação aos Parklets. Caso você tenha outras duvidas sobre o assunto, nós podemos ajudar…

Leave a Comment